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Relatório de Sustentabilidade 2015

O Walmart conta com cerca de mil produtos de marcas próprias, desenvolvidos por parceiros comerciais e vendidos exclusivamente na rede da empresa, com preços médios entre 10% e 30% menores na comparação com similares.

Com o objetivo de aumentar a segurança alimentar, garantindo a proteção e o fortalecimento da segurança do consumidor, o Walmart Brasil incentiva e orienta seus fornecedores de marcas próprias a buscarem a certificação Global Food Safety Initiative (GFSI), padrão de segurança de alimentos que aumenta a transparência e permite maior eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos.

Em 2014, foram lançados 189 produtos, incrementando o portfólio de marcas próprias, dos quais 7,9% apresentam diferenciais de sustentabilidade, o que supera a meta de 5% de lançamentos com essa característica. Dentre outros lançamentos, destacam-se:


  • Ovos de Páscoa
  • Great Value, pela minimização de resíduo pós-consumo equivalente a 1.820 kg de papel a cada 10 mil unidades.
  • Batata Palha
  • Great Value, pela redução de 3% de material de embalagem, o que significa menos 2,4 kg de plástico menos a cada 10 mil unidades.
  • Toalhas umedecidas
  • Equate Baby, pela diminuição de 13% de material de embalagem, o que equivale a menos 10 kg de plástico a cada 10 mil unidades.
  • Lenços umedecidos
  • Equate Baby, pela redução de 25% no consumo de material de embalagem e dos resíduos pós-consumo gerados com uso de refil.


  • Aparelho de barbear
  • + Ekonômico, pela diminuição de 15% de material de embalagem, o que significa menos 28,5 kg de plástico a cada 10 mil unidades.
  • Lixas para pés
  • Equate Women, com refil, que permite reutilização por até três vezes, com redução de resíduo pós-consumo equivalente a 540 kg de plástico a cada 10 mil unidades e 800 kg de madeira a cada 10 mil unidades.
  • Assa Fácil
  • Bom Preço, pela redução de 25% no consumo de material de embalagem, o que equivale a menos 100 kg de papel a cada 10 mil unidades.
  • Algodão em bolas
  • Equate, pela minimização de 26% de material de embalagem, com 43 kg menos de plástico a cada 10 mil unidades.

189 produtos de marca própria lançados em 2014

Confira o portfólio completo de produtos marcas próprias aqui.

7,9% dos lançamentos com diferenciais de sustentabilidade, superando a meta de 5%



Passo a passo do desenvolvimento de marcas próprias

Por meio de concorrência, são apresentadas as informações técnicas, o posicionamento de marca, as referências de mercado e as definições necessárias sobre o produto, incluindo requisitos de sustentabilidade. Nessa etapa, são identificadas as indústrias aptas a viabilizar os projetos comercial, técnico e de sustentabilidade.
Aplicado a todos os fornecedores, avalia aspectos de potencial de desenvolvimento de produtos com diferenciais em sustentabilidade. Nessa etapa são avaliados os pilares: resíduos e reciclagem, embalagem, matérias-primas e ingredientes, consumos de energia, de água e de combustível, logística, pessoas e comunidades.
Fornecedores de mercearia e perecíveis são auditados segundo critérios e diretrizes internacionais com o objetivo de obterem a certificação de suas unidades produtoras (indústrias) em um dos protocolos reconhecidos pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Fornecedores de não alimentos são auditados segundo critérios internos, que têm por objetivo a avaliação de requisitos de qualidade, segurança e conformidade da indústria (estrutura) e dos produtos, segundo as exigências internas e legais. Todas as auditorias são realizadas por empresas terceirizadas, idôneas e reconhecidas internacionalmente.
Reúne informações como a origem de matérias-primas, composição, detalhes das especificações técnicas e todas as definições relacionadas à conformidade com qualidade, segurança e exigências legais para o produto.
De acordo com a criticidade do produto, análises laboratoriais podem ser realizadas segundo parâmetros de identidade e qualidade, quer estabelecidos pela legislação e/ou normas específicas vigentes, quer por especificações definidas entre o Walmart e o fornecedor. Todas essas análises são realizadas por laboratórios terceirizados, reconhecidos e idôneos. Também são promovidos testes e análises sensoriais internamente.
Durante o desenvolvimento de produtos, as embalagens são submetidas à avaliação de uma empresa terceirizada, especialista em análise regulatória, a fim de garantir que todos os produtos e seus textos legais, obrigatórios nas embalagens, estejam em conformidade com as legislações e normas vigentes.