Lançado em 2002, o Clube dos Produtores é uma iniciativa do Walmart Brasil que visa proporcionar a pequenos e médios agricultores familiares o acesso ao grande varejo. No ano, os agricultores do Clube foram responsáveis pelo abastecimento de 12,3% do volume de hortifrutigranjeiros, o que beneficiou o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. A expectativa é que, até 2017, a participação de hortifrútis comprados por meio do Clube seja de 15%.
Desde sua criação, o programa já beneficiou 9.221 famílias, sendo que 468 iniciaram a parceria em 2014. Como forma de contribuir com o desenvolvimento desses agricultores, a empresa oferece benefícios como prioridade no descarregamento dos produtos, prazo de pagamento diferenciado e não exigência de exclusividade.
No ano, a companhia apresentou o Clube dos Produtores a cooperativas que buscam crédito e fomento no Banco do Brasil, instituição financeira que oferece taxas diferenciadas a esse público. O objetivo é firmar novas parcerias e ampliar o número de produtores rurais beneficiados.

12,3% do volume de hortifrutigranjeiros adquiridos do Clube
9.221 famílias participantes, sendo que 461 iniciaram a parceria em 2014
1º Festival do Clube dos Produtores
Para comemorar seus 12 anos, o Walmart realizou o 1º Festival do Clube dos Produtores. Durante 30 dias, os produtos do Clube foram comercializados por preços ainda mais baixos. Além disso, a partir de 2014, os fornecedores passaram a divulgar o nome de sua associação ou cooperativa nas embalagens dos produtos com o selo do Clube dos Produtores como parte da nova identidade visual.
Seminário para Técnicos Agrícolas do Mais Gestão
Em 2014, o Walmart e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram o 1º Seminário para Técnicos Agrícolas do Mais Gestão, evento que contou com a participação de 30 técnicos agrícolas do Programa Mais Gestão, do Governo Federal, que atendem 350 cooperativas de todo o País. Na ocasião, os participantes foram treinados e orientados sobre a padronização de alimentos para a comercialização em supermercados, conceitos de embalagens, importância de certificações e periodicidade na entrega de produtos. GRI SO5
Para orientar pequenos e médios produtores sobre práticas sustentáveis, a empresa lançou em 2014 o Guia de Apoio ao Produtor. A publicação informa sobre boas práticas de produção e estimula a busca por certificações e ações em respeito aos direitos humanos e ao trabalho decente, ao correto uso da água e de defensivos agrícolas, ao Código Florestal e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Guia, que também traz fichas de diagnóstico para que o produtor identifique pontos de melhoria e qualifique seu negócio, foi distribuído para cooperativas e associações agrícolas de todo o País e está disponível aqui .

Integrantes do Brasil Sem Miséria e do Clube dos Produtores
para conhecer os
integrantes do Clube