Indicadores de perfil |
Estratégia e análise |
Págs. RA |
1.1 |
Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia. |
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1.2 |
Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. |
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Perfil organizacional |
2.1 |
Nome da organização. |
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2.2 |
Principais marcas, produtos e/ou serviços. |
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2.3 |
Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures. |
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2.4 |
Localização da sede da organização. |
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2.5 |
Número de países em que a organização opera e nome dos países onde suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório. |
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2.6 |
Tipo e natureza jurídica da propriedade. |
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2.7 |
Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários). |
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2.8 |
Porte da organização, incluindo: a) número de empregados, b) número de operações, c) vendas líquidas ou receita líquida, d) capitalização total discriminada em termos de dívida e patrimônio líquido e e) quantidade de produtos ou serviços oferecidos. |
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2.9 |
Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária. |
Não houve mudanças significativas. |
2.10 |
Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório. |
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Parâmetros para o relatório |
3.1 |
Período coberto pelo relatório (ano contábil/civil) para as informações apresentadas. |
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3.2 |
Data do relatório mais recente (se houver). |
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3.3 |
Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.). |
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3.4 |
Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou ao seu conteúdo. |
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3.5 |
Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade, b) priorização de temas no relatório e c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Inclua uma explicação de como a organização aplicou as orientações para definição de conteúdos do relatório, os princípios a elas relacionados e o protocolo técnico (Aplicação dos Princípios do Conteúdo do Relatório). |
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3.6 |
Limite do relatório (países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures e fornecedores). |
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3.7 |
Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou do relatório. |
Os dados apresentados englobam as operações do Walmart Brasil. |
3.8 |
Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou organizações. |
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3.9 |
Técnicas de medição de dados e bases de cálculos, inclusive hipóteses e técnicas que sustentem as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e de outras informações do relatório. |
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3.10 |
Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, natureza do negócio e métodos de medição). |
Casos em que alterações/revisões pontuais ocorreram estão devidamente indicados no texto. |
3.11 |
Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório. |
Este documento não apresenta mudanças significativas em relação aos relatórios anteriores. |
3.12 |
Tabela que identifica a localização das informações no relatório. |
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3.13 |
Política e prática atual relativas à busca de verificação externa para o relatório. |
Este Relatório não passou por verificação externa de terceira parte, mas foi analisado pela GRI, que atestou o nível B de aplicação. |
Governança, compromissos e engajamento |
4.1 |
Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. Descreva o mandato e a composição (incluindo número de membros independentes e/ou membros não executivos) do mais alto órgão de governança e seus comitês e indique o cargo de cada indivíduo e qualquer responsabilidade direta por desempenhos econômico, social e ambiental. Relate a porcentagem de indivíduos, discriminados por gênero, que fazem parte do mais alto órgão de governança da organização e de seus comitês, discriminados por faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. |
Informações sobre a estrutura de governança da WalMartStores Inc., controladora do Walmart Brasil, podem ser obtidas aqui |
4.2 |
Indique caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor-executivo (e, se for o caso, suas funções na administração da organização e as razões para tal composição). |
O CEO da companhia não é presidente do Conselho de Administração, pois este é global. |
4.3 |
Para organizações com estrutura de administração unitária, declare o número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. Declare como a organização define "independente" e "não executivo". Esse elemento se aplica somente a organizações que têm estruturas de administração unitária (veja no glossário a definição de "membro independente"). |
No Brasil, há os cargos de vice-presidente de Auditoria, Jurídico e de Finanças, que são ocupados por membros independentes. |
4.4 |
Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança. |
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4.5 |
Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, da diretoria executiva e demais executivos (incluindo acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenhos social e ambiental). |
O Walmart Brasil mantém uma diretriz em relação ao tema, mas não descreve ou torna pública a base de remuneração por esse desempenho. |
4.6 |
Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. |
O Walmart Brasil aplica a Política de Portas Abertas, que estimula a comunicação entre as equipes e suas lideranças e as encoraja a comunicar violações. |
4.7 |
Processo para determinação da composição, das qualificações e do conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança e seus comitês, inclusive qualquer consideração sobre gênero e outros indicadores de diversidade. |
Os integrantes da alta direção devem demonstrar compromisso com os princípios básicos do Walmart e com os resultados da companhia no Brasil, bem como equilibrar profissionalismo e visão humanizada dos negócios, de forma que assegurem o crescimento sustentável simultâneo à execução das diretrizes sociais, ambientais e econômicas estipuladas pela empresa.
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4.8 |
Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para os desempenhos econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação. |
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4.9 |
Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e a gestão por parte da organização dos desempenhos econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou a conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. |
O Walmart supervisiona a adoção das melhores ferramentas de gestão. Dentre elas, se destacam comitês internos para análise e deliberação de assuntos relacionados às áreas de Ética & Compliance e Auditoria. A empresa também é signatária de vários códigos de conduta, pactos setoriais, acordos de cooperação no campo socioambiental, além de adesão a movimentos empresariais, associativos e da sociedade civil. |
4.10 |
Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito aos desempenhos econômico, ambiental e social. |
A gestão de processos e a unificação dos sistemas de informação da empresa são considerados estratégicos para um monitoramento ainda mais ágil e preciso das principais iniciativas e para a obtenção de ganhos de produtividade. A Região Sul do País foi totalmente integrada ao sistema operacional da companhia em 2014, unificando as informações em uma plataforma única. Em 2015 inicia o processo de integração das lojas do Nordeste, adquiridas da rede Bompreço, o que permitirá agregar mais agilidade e eficiência, com ganhos de sinergia nas operações. |
4.11 |
Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. |
É adotado de maneira pulverizada, em diversas ações que caminham simultaneamente, a exemplo do Pacto pela Sustentabilidade, da própria estratégia da companhia, do Monitoramento da Carne Bovina e do desenvolvimento de produtos de marca própria. |
4.12 |
Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráteres econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa. |
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4.13 |
Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: a) tem assento em grupos responsáveis pela governança corporativa, b) integra projetos e comitês, c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada ou d) considera estratégica sua atuação como associada. |
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4.14 |
Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização. |
Alta direção do Walmart Brasil, clientes e representantes de fornecedores, funcionários, ONGs, imprensa, academia e entidades de classe. |
4.15 |
Base para a identificação e a seleção de stakeholders com os quais se engajar. |
Esses stakeholders foram definidos no processo de construção da materialidade, em etapa de consulta aos principais executivos da empresa. |
4.16 |
Abordagens para o engajamento dos stakeholders, inclusive a frequência do engajamento por tipo e grupo de stakeholders. |
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4.17 |
Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders e quais medidas a organização tem adotado para tratá-los. |
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Indicadores de desempenho econômico |
Aspecto: Desempenho econômico |
Forma de gestão: Varejo/Gestão de pessoas e Consumidores e sociedade |
Essencial |
EC1 |
Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. |
Não material. |
Essencial |
EC2 |
Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em razão de mudanças climáticas. |
Não material. |
Essencial |
EC4 |
Ajuda financeira significativa recebida do governo. |
Não material, mas reportado. O Walmart Brasil não recebe incentivos fiscais ou subsídios do governo. |
Aspecto: Presença no mercado |
Forma de gestão: Varejo e Cadeia de Fornecimento |
Adicional |
EC5 |
Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário-mínimo local em unidades operacionais importantes. |
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Essencial |
EC6 |
Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes. |
Não material, mas reportado.
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Essencial |
EC7 |
Procedimentos para contratação local e proporção de membros de alta gerência recrutados na comunidade local em unidades operacionais importantes. |
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Aspecto: Impactos econômicos indiretos |
Forma de gestão: Consumidores e sociedade e Cadeia de Fornecimento |
Essencial |
EC8 |
Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono. |
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Adicional |
EC9 |
Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos. |
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Indicadores de desempenho ambiental |
Aspecto: Materiais |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Essencial |
EN1 |
Materiais usados, por peso ou volume. |
Não material. |
Essencial |
EN2 |
Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. |
Não material. |
Aspecto: Energia |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Essencial |
EN3 |
Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária. |
Não material, mas reportado.
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Essencial |
EN4 |
Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária. |
Não material, mas reportado.
|
Adicional |
EN5 |
Energia economizada em razão das melhorias em conservação e eficiência. |
Não material, mas reportado. |
Adicional |
EN6 |
Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia ou que usem energia gerada por recursos renováveis e a redução na necessidade de energia resultante dessas iniciativas. |
Não material. |
Adicional |
EN7 |
Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. |
Não material, mas reportado.
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Aspecto: Água |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Essencial |
EN8 |
Total de retirada de água, por fonte. |
Não material. |
Adicional |
EN9 |
Fontes hídricas significativamente afetadas pela retirada de água. |
Não material. |
Adicional |
EN10 |
Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. |
Não material. |
Aspecto: Biodiversidade |
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento e Gestão Ambiental |
Essencial |
EN11 |
Localização e tamanho da área possuída, arrendada, administrada ou adjacente a áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. |
Não material. |
Essencial |
EN12 |
Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas com alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. |
Não material. |
Adicional |
EN13 |
Habitats protegidos ou restaurados. |
Não material. |
Adicional |
EN14 |
Estratégias, medidas em vigor e planos futuros para a gestão de impactos na biodiversidade. |
Não material, mas reportado. |
Adicional |
EN15 |
Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações, discriminadas pelo nível de risco de extinção. |
Não material. |
Aspecto: Emissões, efluentes e resíduos |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão ambiental |
Essencial |
EN16 |
Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. |
Não material. |
Essencial |
EN17 |
Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso. |
Não material. |
Adicional |
EN18 |
Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas. |
Não material. |
Essencial |
EN19 |
Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso. |
Não material. |
Essencial |
EN20 |
NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso. |
Não material. |
Essencial |
EN21 |
Descarte total de água, por qualidade e destinação. |
Não material. |
Essencial |
EN22 |
Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição. |
Não material, mas reportado. |
Essencial |
EN23 |
Número e volume total de derramamentos significativos. |
Não material. |
Adicional |
EN24 |
Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basileia – Anexos I, II, III e VIII – e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente. |
Não material. |
Adicional |
EN25 |
Identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes de água e drenagem realizados pela organização relatora. |
Não material. |
Aspecto: Produtos e serviços |
Forma de gestão: Cadeia de valor e Cadeia de fornecimento |
Essencial |
EN26 |
Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços e a extensão da redução desses impactos. |
|
Essencial |
EN27 |
Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto. |
Não disponível. |
Aspecto: Conformidade |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Essencial |
EN28 |
Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. |
Não material. |
Aspecto: Transporte |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Adicional |
EN29 |
Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte de trabalhadores. |
Não material. |
Aspecto: Geral |
Forma de gestão: Gestão Ambiental |
Adicional |
EN30 |
Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo. |
Não material. |
Indicadores de desempenho referentes a práticas trabalhistas e trabalho decente |
Aspecto: Emprego |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas |
Essencial |
LA1 |
Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região discriminado por gênero. |
|
Essencial |
LA2 |
Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região. |
Não disponível. |
Adicional |
LA3 |
Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período discriminados por operações em locais significativos. |
|
Essencial |
LA15 |
Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade discriminado por gênero. |
Não material. |
Aspecto: Relações entre os trabalhadores e a governança |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas |
Essencial |
LA4 |
Percentual de empregados abrangidos, por acordos de negociação coletiva. |
|
Essencial |
LA5 |
Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva. |
Não existe prazo predefinido estabelecido em convenções ou acordos coletivos. A comunicação direta ao empregado ou ao seu representante varia de acordo com cada situação. |
Aspecto: Saúde e segurança no trabalho |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas |
Adicional |
LA6 |
Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional. |
Não material. |
Essencial |
LA7 |
Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e gênero. |
Não material. |
Essencial |
LA8 |
Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves. |
Não material. |
Adicional |
LA9 |
Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos. |
Não material. |
Aspecto: Treinamento e educação |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Treinamentos |
Essencial |
LA10 |
Média de horas de treinamento por ano e funcionário discriminada por gênero e categoria funcional. |
|
Adicional |
LA11 |
Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e gerenciam o fim da carreira. |
O Walmart Brasil não mantém esse tipo de programa. |
Adicional |
LA12 |
Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira discriminados por gênero. |
|
Aspecto: Diversidade e igualdade de oportunidades |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Diversidade |
Essencial |
LA13 |
Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. |
|
Aspecto: Igualdade de remuneração para mulheres e homens |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Salários e benefícios |
Essencial |
LA14 |
Proporção de salário-base e remuneração entre homens e mulheres, por categoria funcional e por operações em locais significativos. |
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Indicadores de desempenho referentes a direitos humanos |
Aspecto: Práticas de investimento e de processos de compra |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR1 |
Percentual e número total de acordos e contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. |
Não material. |
Essencial |
HR2 |
Percentual de fornecedores, contratantes e outros parceiros de negócio significantes que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas que foram tomadas. |
|
Adicional |
HR3 |
Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento. |
|
Aspecto: Não discriminação |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética |
Essencial |
HR4 |
Número total de casos de discriminação e as medidas corretivas que foram tomadas. |
Não tivemos condenações em 2014. |
Aspecto: Liberdade de associação e negociação coletiva |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR5 |
Operações e fornecedores significantes identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar violado ou correndo risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esses direitos. |
Não material. |
Aspecto: Trabalho infantil |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR6 |
Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil. |
|
Aspecto: Trabalhos forçado ou análogo ao escravo |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR7 |
Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalhos forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalhos forçado ou análogo ao escravo. |
|
Aspecto: Práticas de segurança |
Forma de gestão: Varejo/Gestão de Pessoas/Treinamentos e Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos |
Adicional |
HR8 |
Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou nos procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações. |
|
Aspecto: Direitos indígenas |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Adicional |
HR9 |
Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e as medidas tomadas. |
Não material, mas reportado. Não foram registrados casos que envolvessem violação de direitos dos povos indígenas. |
Aspecto: Avaliação |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR10 |
Percentual e número total de operações que foram submetidas a análise e/ou avaliações de impactos relacionados a direitos humanos. |
Não material. |
Aspecto: Reparação |
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos |
Essencial |
HR11 |
Número de queixas relacionadas a direitos humanos protocoladas, tratadas e resolvidas por meio de mecanismo formal de queixas. |
Não material. |
|
|
|
|
Indicadores de desempenho social referentes à sociedade |
Aspecto: Comunidade local |
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento/ Monitoramento da carne na Amazônia |
Essencial |
SO1 |
Percentual de operações que implementam programas de engajamento da comunidade, de avaliação de impacto e de desenvolvimento. |
|
Essencial |
SO9 |
Operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais nas comunidades locais. |
|
Essencial |
SO10 |
Medidas de prevenção e mitigação implementadas nas operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais em comunidades locais. |
|
Aspecto: Corrupção |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética |
Essencial |
SO2 |
Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção. |
Em 2014, foram realizadas avaliações de riscos de corrupção globalmente, com especial atenção para as unidades de negócios que interagem com funcionários do governo. |
Essencial |
SO3 |
Percentual de empregados treinados nas políticas e nos procedimentos anticorrupção da organização. |
|
Essencial |
SO4 |
Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção. |
|
Aspecto: Políticas públicas |
Forma de gestão: Varejo/ Políticas públicas e setoriais |
Essencial |
SO5 |
Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies. |
|
Adicional |
SO6 |
Valor total de contribuições financeiras e em espécie, para políticos, partidos políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país. |
|
Aspecto: Concorrência desleal |
Forma de gestão: Varejo/ Políticas públicas e setoriais |
Adicional |
SO7 |
Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados. |
Em 2014, mantiveram-se duas ações judiciais com mais de um conteúdo; em uma delas a empresa aguarda sentença e na outra um acordo está sendo realizado na esfera administrativa. |
Aspecto: Conformidade |
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética |
Essencial |
SO8 |
Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos. |
Não material. |
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Indicadores de desempenho referentes à responsabilidade pelo produto |
Aspecto: Saúde e segurança do cliente |
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento/ Marcas próprias |
Essencial |
PR1 |
Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e na segurança são avaliados visando à melhoria e ao percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos. |
|
Adicional |
PR2 |
Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e na segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. |
Não disponível. |
Aspecto: Rotulagem de produtos e serviços |
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade |
Essencial |
PR3 |
Tipo de informação sobre produtos e serviços exigido por procedimentos de rotulagem e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências. |
Não material. |
Adicional |
PR4 |
Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. |
Não material. |
Adicional |
PR5 |
Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação. |
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Aspecto: Comunicação de marketing |
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade |
Essencial |
PR6 |
Programas de adesão a leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. |
Não material. |
Adicional |
PR7 |
Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado. |
Não material. |
Aspecto: Privacidade do cliente |
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade |
Adicional |
PR8 |
Número total de reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes. |
Não material. |
Aspecto: Compliance |
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade |
Essencial |
PR9 |
Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e ao uso de produtos e serviços. |
Não material. |