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Relatório de Sustentabilidade 2015



Indicadores de perfil
Estratégia e análise Págs. RA
1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia.  
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades.  
Perfil organizacional
2.1 Nome da organização.  
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços.  
2.3 Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures.  
2.4 Localização da sede da organização.  
2.5 Número de países em que a organização opera e nome dos países onde suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório.  
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade.  
2.7 Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários).  
2.8 Porte da organização, incluindo: a) número de empregados, b) número de operações, c) vendas líquidas ou receita líquida, d) capitalização total discriminada em termos de dívida e patrimônio líquido e e) quantidade de produtos ou serviços oferecidos.  
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária. Não houve mudanças significativas.
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório.  
Parâmetros para o relatório
3.1 Período coberto pelo relatório (ano contábil/civil) para as informações apresentadas.  
3.2 Data do relatório mais recente (se houver).  
3.3 Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.).  
3.4 Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou ao seu conteúdo.  
3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade, b) priorização de temas no relatório e c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Inclua uma explicação de como a organização aplicou as orientações para definição de conteúdos do relatório, os princípios a elas relacionados e o protocolo técnico (Aplicação dos Princípios do Conteúdo do Relatório).  
3.6 Limite do relatório (países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures e fornecedores).  
3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou do relatório. Os dados apresentados englobam as operações do Walmart Brasil. 
3.8 Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou organizações.  
3.9 Técnicas de medição de dados e bases de cálculos, inclusive hipóteses e técnicas que sustentem as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e de outras informações do relatório.  
3.10 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, natureza do negócio e métodos de medição). Casos em que alterações/revisões pontuais ocorreram estão devidamente indicados no texto.
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório. Este documento não apresenta mudanças significativas em relação aos relatórios anteriores.
3.12 Tabela que identifica a localização das informações no relatório.  
3.13 Política e prática atual relativas à busca de verificação externa para o relatório. Este Relatório não passou por verificação externa de terceira parte, mas foi analisado pela GRI, que atestou o nível B de aplicação.
Governança, compromissos e engajamento
4.1 Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. Descreva o mandato e a composição (incluindo número de membros independentes e/ou membros não executivos) do mais alto órgão de governança e seus comitês e indique o cargo de cada indivíduo e qualquer responsabilidade direta por desempenhos econômico, social e ambiental. Relate a porcentagem de indivíduos, discriminados por gênero, que fazem parte do mais alto órgão de governança da organização e de seus comitês, discriminados por faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. Informações sobre a estrutura de governança da WalMartStores Inc., controladora do Walmart Brasil, podem ser obtidas aqui
4.2 Indique caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor-executivo (e, se for o caso, suas funções na administração da organização e as razões para tal composição). O CEO da companhia não é presidente do Conselho de Administração, pois este é global.
4.3 Para organizações com estrutura de administração unitária, declare o número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. Declare como a organização define "independente" e "não executivo". Esse elemento se aplica somente a organizações que têm estruturas de administração unitária (veja no glossário a definição de "membro independente"). No Brasil, há os cargos de vice-presidente de Auditoria, Jurídico e de Finanças, que são ocupados por membros independentes. 
4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança.  
4.5 Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, da diretoria executiva e demais executivos (incluindo acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenhos social e ambiental). O Walmart Brasil mantém uma diretriz em relação ao tema, mas não descreve ou torna pública a base de remuneração por esse desempenho.
4.6 Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. O Walmart Brasil aplica a Política de Portas Abertas, que estimula a comunicação entre as equipes e suas lideranças e as encoraja a comunicar violações.
4.7 Processo para determinação da composição, das qualificações e do conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança e seus comitês, inclusive qualquer consideração sobre gênero e outros indicadores de diversidade. Os integrantes da alta direção devem demonstrar compromisso com os princípios básicos do Walmart e com os resultados da companhia no Brasil, bem como equilibrar profissionalismo e visão humanizada dos negócios, de forma que assegurem o crescimento sustentável simultâneo à execução das diretrizes sociais, ambientais e econômicas estipuladas pela empresa.
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para os desempenhos econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação.  
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e a gestão por parte da organização dos desempenhos econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou a conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. O Walmart supervisiona a adoção das melhores ferramentas de gestão. Dentre elas, se destacam comitês internos para análise e deliberação de assuntos relacionados às áreas de Ética & Compliance e Auditoria. A empresa também é signatária de vários códigos de conduta, pactos setoriais, acordos de cooperação no campo socioambiental, além de adesão a movimentos empresariais, associativos e da sociedade civil.
4.10 Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito aos desempenhos econômico, ambiental e social. A gestão de processos e a unificação dos sistemas de informação da empresa são considerados estratégicos para um monitoramento ainda mais ágil e preciso das principais iniciativas e para a obtenção de ganhos de produtividade. A Região Sul do País foi totalmente integrada ao sistema operacional da companhia em 2014, unificando as informações em uma plataforma única. Em 2015 inicia o processo de integração das lojas do Nordeste, adquiridas da rede Bompreço, o que permitirá agregar mais agilidade e eficiência, com ganhos de sinergia nas operações.
4.11 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. É adotado de maneira pulverizada, em diversas ações que caminham simultaneamente, a exemplo do Pacto pela Sustentabilidade, da própria estratégia da companhia, do Monitoramento da Carne Bovina e do desenvolvimento de produtos de marca própria.
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráteres econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa.  
4.13 Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: a) tem assento em grupos responsáveis pela governança corporativa, b) integra projetos e comitês, c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada ou d) considera estratégica sua atuação como associada.  
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização. Alta direção do Walmart Brasil, clientes e representantes de fornecedores, funcionários, ONGs, imprensa, academia e entidades de classe.
4.15 Base para a identificação e a seleção de stakeholders com os quais se engajar. Esses stakeholders foram definidos no processo de construção da materialidade, em etapa de consulta aos principais executivos da empresa.
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders, inclusive a frequência do engajamento por tipo e grupo de stakeholders.  
4.17 Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders e quais medidas a organização tem adotado para tratá-los.  
Indicadores de desempenho econômico
Aspecto: Desempenho econômico
Forma de gestão: Varejo/Gestão de pessoas e Consumidores e sociedade
Essencial EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. Não material.
Essencial EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em razão de mudanças climáticas. Não material.
Essencial EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. Não material, mas reportado. O Walmart Brasil não recebe incentivos fiscais ou subsídios do governo.
Aspecto: Presença no mercado
Forma de gestão: Varejo e Cadeia de Fornecimento
Adicional EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário-mínimo local em unidades operacionais importantes.  
Essencial EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes.  Não material, mas reportado.
Essencial EC7 Procedimentos para contratação local e proporção de membros de alta gerência recrutados na comunidade local em unidades operacionais importantes.  
Aspecto: Impactos econômicos indiretos
Forma de gestão: Consumidores e sociedade e Cadeia de Fornecimento
Essencial EC8 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono.  
Adicional EC9 Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos.   
Indicadores de desempenho ambiental 
Aspecto: Materiais
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Essencial EN1 Materiais usados, por peso ou volume. Não material.
Essencial EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Não material.
Aspecto: Energia
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Essencial EN3 Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária.  Não material, mas reportado.
Essencial EN4 Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária.  Não material, mas reportado.
Adicional EN5 Energia economizada em razão das melhorias em conservação e eficiência.  Não material, mas reportado.
Adicional EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia ou que usem energia gerada por recursos renováveis e a redução na necessidade de energia resultante dessas iniciativas. Não material.
Adicional EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. Não material, mas reportado.
Aspecto: Água
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Essencial EN8 Total de retirada de água, por fonte. Não material.
Adicional EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas pela retirada de água. Não material.
Adicional EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. Não material.
Aspecto: Biodiversidade 
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento e Gestão Ambiental
Essencial EN11 Localização e tamanho da área possuída, arrendada, administrada ou adjacente a áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Não material.
Essencial EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas com alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas.  Não material.
Adicional EN13 Habitats protegidos ou restaurados. Não material.
Adicional EN14 Estratégias, medidas em vigor e planos futuros para a gestão de impactos na biodiversidade. Não material, mas reportado.
Adicional EN15 Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações, discriminadas pelo nível de risco de extinção.  Não material.
Aspecto: Emissões, efluentes e resíduos
Forma de gestão: Varejo/ Gestão ambiental
Essencial EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. Não material.
Essencial EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso.  Não material.
Adicional EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas. Não material.
Essencial EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso. Não material.
Essencial EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso.  Não material.
Essencial EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação.  Não material.
Essencial EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição. Não material, mas reportado.
Essencial EN23 Número e volume total de derramamentos significativos.  Não material.
Adicional EN24 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basileia – Anexos I, II, III e VIII – e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente. Não material.
Adicional EN25 Identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes de água e drenagem realizados pela organização relatora. Não material.
Aspecto: Produtos e serviços
Forma de gestão: Cadeia de valor e Cadeia de fornecimento
Essencial EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços e a extensão da redução desses impactos.   
Essencial EN27 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto.  Não disponível.
Aspecto: Conformidade
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Essencial EN28 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. Não material.
Aspecto: Transporte
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Adicional EN29 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte de trabalhadores. Não material.
Aspecto: Geral
Forma de gestão: Gestão Ambiental
Adicional EN30 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo.  Não material.
Indicadores de desempenho referentes a práticas trabalhistas e trabalho decente
Aspecto: Emprego
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas
Essencial LA1 Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região discriminado por gênero.  
Essencial LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região. Não disponível.
Adicional LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período discriminados por operações em locais significativos.   
Essencial LA15 Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade discriminado por gênero. Não material.
Aspecto: Relações entre os trabalhadores e a governança
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas
Essencial LA4 Percentual de empregados abrangidos, por acordos de negociação coletiva.   
Essencial LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva.  Não existe prazo predefinido estabelecido em convenções ou acordos coletivos. A comunicação direta ao empregado ou ao seu representante varia de acordo com cada situação.
Aspecto: Saúde e segurança no trabalho
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas
Adicional LA6 Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional.  Não material.
Essencial LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e gênero. Não material.
Essencial LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves. Não material.
Adicional LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos.  Não material.
Aspecto: Treinamento e educação
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Treinamentos
Essencial LA10 Média de horas de treinamento por ano e funcionário discriminada por gênero e categoria funcional.  
Adicional LA11 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e gerenciam o fim da carreira.  O Walmart Brasil não mantém esse tipo de programa.
Adicional LA12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira discriminados por gênero.  
Aspecto: Diversidade e igualdade de oportunidades 
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Diversidade
Essencial LA13 Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade.  
Aspecto: Igualdade de remuneração para mulheres e homens
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Salários e benefícios
Essencial LA14 Proporção de salário-base e remuneração entre homens e mulheres, por categoria funcional e por operações em locais significativos.  
Indicadores de desempenho referentes a direitos humanos 
Aspecto: Práticas de investimento e de processos de compra
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR1  Percentual e número total de acordos e contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. Não material.
Essencial HR2 Percentual de fornecedores, contratantes e outros parceiros de negócio significantes que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas que foram tomadas.  
Adicional HR3 Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento.   
Aspecto: Não discriminação 
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética
Essencial HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas corretivas que foram tomadas. Não tivemos condenações em 2014.
Aspecto: Liberdade de associação e negociação coletiva 
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR5 Operações e fornecedores significantes identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar violado ou correndo risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esses direitos. Não material.
Aspecto: Trabalho infantil
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR6 Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil.  
Aspecto: Trabalhos forçado ou análogo ao escravo 
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR7 Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalhos forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalhos forçado ou análogo ao escravo.  
Aspecto: Práticas de segurança
Forma de gestão: Varejo/Gestão de Pessoas/Treinamentos e Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos
Adicional HR8 Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou nos procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações.  
Aspecto: Direitos indígenas
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Adicional HR9 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e as medidas tomadas. Não material, mas reportado. Não foram registrados casos que envolvessem violação de direitos dos povos indígenas. 
Aspecto: Avaliação
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR10 Percentual e número total de operações que foram submetidas a análise e/ou avaliações de impactos relacionados a direitos humanos. Não material.
Aspecto: Reparação
Forma de gestão: Cadeia de valor/ Ética na cadeia de suprimentos
Essencial HR11 Número de queixas relacionadas a direitos humanos protocoladas, tratadas e resolvidas por meio de mecanismo formal de queixas. Não material.
       
Indicadores de desempenho social referentes à sociedade 
Aspecto: Comunidade local
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento/ Monitoramento da carne na Amazônia 
Essencial SO1 Percentual de operações que implementam programas de engajamento da comunidade, de avaliação de impacto e de desenvolvimento.  
Essencial SO9 Operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais nas comunidades locais.  
Essencial SO10 Medidas de prevenção e mitigação implementadas nas operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais em comunidades locais.  
Aspecto: Corrupção
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética
Essencial SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção.  Em 2014, foram realizadas avaliações de riscos de corrupção globalmente, com especial atenção para as unidades de negócios que interagem com funcionários do governo.
Essencial SO3 Percentual de empregados treinados nas políticas e nos procedimentos anticorrupção da organização.  
Essencial SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção.   
Aspecto: Políticas públicas
Forma de gestão: Varejo/ Políticas públicas e setoriais
Essencial SO5 Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies.  
Adicional SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie, para políticos, partidos políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país.  
Aspecto: Concorrência desleal
Forma de gestão: Varejo/ Políticas públicas e setoriais
Adicional SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados.  Em 2014, mantiveram-se duas ações judiciais com mais de um conteúdo; em uma delas a empresa aguarda sentença e na outra um acordo está sendo realizado na esfera administrativa.
Aspecto: Conformidade
Forma de gestão: Varejo/ Gestão de Pessoas/ Ética
Essencial SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos.  Não material.
       
Indicadores de desempenho referentes à responsabilidade pelo produto
Aspecto: Saúde e segurança do cliente
Forma de gestão: Cadeia de Fornecimento/ Marcas próprias
Essencial PR1  Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e na segurança são avaliados visando à melhoria e ao percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos.   
Adicional PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e na segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. Não disponível.
Aspecto: Rotulagem de produtos e serviços
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade
Essencial PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigido por procedimentos de rotulagem e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências. Não material.
Adicional PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. Não material.
Adicional PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação.  
Aspecto: Comunicação de marketing 
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade
Essencial PR6 Programas de adesão a leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. Não material.
Adicional PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado.  Não material.
Aspecto: Privacidade do cliente
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade
Adicional PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes. Não material.
Aspecto: Compliance
Forma de gestão: Consumidores e Sociedade
Essencial PR9 Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e ao uso de produtos e serviços. Não material.