página anterior próxima página

Relatório de Sustentabilidade 2015

Para cumprir a meta global de, a partir de 2015, garantir que a carne bovina comprada do Brasil, por todas as operações do Walmart no mundo, não contribua em sua origem com o desmatamento do bioma Amazônia, a empresa mantém a Plataforma Global de Agricultura Sustentável. Por meio dela, o Walmart presta suporte a pequenos e médios produtores, bem como atua para melhorar a eficiência na produção, reduzir os desperdícios e garantir a origem sustentável dos produtos.

Para monitorar a produção de carne bovina no bioma amazônico e analisar as fazendas de gado do bioma que fornecem carne para os frigoríficos da rede, a empresa desenvolveu um Sistema de Monitoramento de Gestão de Riscos Sociais e Ambientais. Na questão do desmatamento, o Walmart Brasil entende que as florestas só exercem o seu papel ecossistêmico se estiverem em pé e, portanto, desde 2013, incorporou o conceito de Desmatamento Zero como critério de análise do Sistema de Monitoramento – o mesmo conceito já está previsto na política interna de compra de carne da empresa. Em 2014, o sistema contou com a adesão e o cadastramento de:

25
plantas frigoríficas

 
 

34.981 fazendas, armazenando 840.474 informações

Para 2015, o Walmart prevê auditorias independentes para avaliar todo o processo de compra de carne bovina com origem na Amazônia.

São Félix do Xingu

Em parceria com o frigorífico Marfrig Global Foods, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu e a ONG The Nature Conservancy (TNC), a empresa oferece apoio técnico a produtores rurais que queiram regularizar sua situação ambiental e aumentar a produtividade na região de São Félix do Xingu, no Sudoeste do Pará.

Em 2014, a Marfrig Global Foods e o Walmart iniciaram um plano de comunicação para estimular os consumidores a buscarem informações sobre a procedência da carne comprada. No mesmo ano, a empresa também realizou estudo em conjunto com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) com o objetivo de avaliar a aplicabilidade da versão 2.0 das Diretrizes Empresariais para a Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE), desenvolvida pela iniciativa empresarial Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) do GVces. O estudo compreendeu as fazendas de produção de carne bovina participantes do projeto Carne Sustentável, localizadas em São Félix do Xingu.

No âmbito do projeto, o Walmart visa ainda promover o planejamento da recuperação das áreas desmatadas, apoiar a gestão adequada das propriedades, incluindo alternativas econômicas de produção pecuária, e estimular a adoção de planos de restauração em propriedades piloto.