Nas atividades da QGEP, a segurança operacional, a saúde das pessoas, a proteção ao meio ambiente e a responsabilidade social são tratadas como itens prioritários. Nos projetos desenvolvidos, os impactos socioambientais são avaliados e gerenciados com o estabelecimento de metas e objetivos que são revisados e aprimorados continuamente.

A QGEP tem um Sistema de Gestão Integrado (SGI), que segue os princípios das normas da International Standards Organization (ISO) e o Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da ANP, entre outros. Esse modelo de gestão é importante para atingir o nível máximo de excelência nas questões que envolvem a segurança operacional e os impactos que as atividades podem ter no meio ambiente e nas comunidades.

Uma comissão composta pelo primeiro nível gerencial e presidida pelo diretor-geral da QGEP é responsável pelo SGI, com a missão de supervisionar e administrar questões ambientais, de segurança operacional, saúde ocupacional, qualidade e responsabilidade social. Uma das metas da Companhia cumprida em 2013 foi a reestruturação de um comitê para gerenciamento de incidentes agora com base no Incident Command System (ICS). Essa estrutura envolve colaboradores de diversas áreas, tanto operacionais como as de suporte – como Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), Logística, Comunicação, Recursos Humanos, Jurídico, entre outras –, para dar respostas e criar planos de ação em casos emergenciais. GRI G4-14