GRI G4-26

Diferentes formas de engajamento são adotadas pela QGEP para relacionar-se com seus públicos. Em comum, essas práticas têm a premissa da transparência, do respeito e da criação conjunta de iniciativas que beneficiem as partes envolvidas. Com o público interno, diversos canais permitem a comunicação ágil de acontecimentos da Companhia e do mercado. Com o mercado de capitais, a QGEP promove constantemente reuniões, apresentações e eventos com acionistas e investidores potenciais, além de manter uma área de Relações com Investidores dedicada ao atendimento de demandas específicas.

A Companhia conta com programas de engajamento com a comunidade, que promovem o diálogo franco e contribuem com ações para os desenvolvimentos social, econômico e cultural da região. Em especial no Bloco BM-J-2, situado no bioma marinho costeiro, o Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) alcançou status de referência em licenciamento ambiental.

Para a seleção de fornecedores, a QGEP avalia técnica e financeiramente as propostas enviadas pelos fornecedores pré-selecionados, sempre atuando com empresas reconhecidas por sua excelência no mercado. Todos os contratos incluem um Anexo de SMS, no qual os critérios ambientais mínimos exigidos aos fornecedores
são especificados.

Periodicamente, auditorias nos fornecedores críticos verificam o cumprimento dessas condições. Em 2013, não foram selecionados novos fornecedores com base em
critérios ambientais.

GRI G4-EN32G4-SO9Pacto Global 8

Para execução dos projetos dos Blocos BM-J-2 e BS-4, a QGEP contou com a presença de aproximadamente 65 fornecedores, todos localizados no Brasil. A Companhia também realizou avaliações de impacto ambiental em 12 desses fornecedores, pois suas atividades são as que têm maior impacto. Adicionalmente, foram realizadas 200 horas de treinamento com esses fornecedores.

GRI G4-12G4-EN32G4-SO9Pacto Global 8

A QGEP mantém diálogo e monitoramento constante de 100% desses fornecedores visando à identificação e à implementação de melhorias nos processos. Todo o monitoramento feito é registrado nos relatórios de inspeção de SMS, assim como os planos de ação implementados e as auditorias (que incluem as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego).

GRI G4-EN33G4-SO10G4-LA15G4-HR11Pacto Global 8

Projeto Portinari

O acervo da exposição “Portinari: Arte e Meio Ambiente” é composto por 28 réplicas de obras do pintor, com imagens da paisagem, da flora e da fauna brasileiras. O objetivo do projeto Arte e Meio Ambiente, desenvolvido em parceria com o Projeto Portinari, por meio da lei de incentivo Rouanet, que realiza exposições itinerantes, oficinas de artes, além de capacitação de professores das escolas públicas, é despertar a reflexão sobre a necessidade da preservação ambiental por meio das obras do pintor brasileiro.

A exposição já esteve presente em diversas cidades da área de influência das atividades da Companhia no sul da Bahia.

Em 2013, o terceiro ano do Projeto, a QGEP levou a exposição e as oficinas para alguns municípios da área de influência da operação do Bloco BS-4, como Cabo Frio e São Francisco de Itabapoana. No total, foram visitados 8 municípios, com 234 professores capacitados, 150 escolas atendidas e cerca de 64 mil visitantes.

Projeto Viva Vôlei

Desde 2011, a QGEP apoia o Projeto Viva Vôlei por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte em comunidades pesqueiras da área de influência do Bloco BM-J-2, no sul da Bahia. A iniciativa foi criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e é gerenciada pelo Instituto Viva Vôlei, com o objetivo de reduzir a evasão escolar, afastar as crianças da criminalidade e das drogas e promover valores éticos e morais de cidadania.

Em 2013, foram atendidas 200 crianças com idades entre 7 e 14 anos nos núcleos Canaveiras e Campinhos. Os participantes do projeto têm aulas semanais e recebem também acompanhamento sociopedagógico.